Casa do Administrator

Ca1 Ca2 Ca3 Ca4

Vila Medieval de Ourém

Ch1 Ch2 Ch3 Ch5 Ch6

video

Galeria da Vila Medieval de Ourém

Exposição de fotografia "Deambulações pela China" de Carlos André

Galeria da Vila Medieval de Ourém

Exposição patente de 16 de junho a 15 de julho de 2018

Adivinhar segredos e fascínios que se escondem em rostos de fundos olhares e pele crestada de tempo.

Ou, simplesmente, olhar... como quem espera. Rios e gentes e cidades e templos e aldeias e risos e rostos e crianças e anciãos e paredes e barcos e pagodes e rios de novo, do mar imenso que tudo bordeja às longínquas montanhas de Guangdong, de Yunnan, de Xinjiang, de Sichuan... e sentir como é infindo de espaço e tempo este país feito de muitos séculos e de muitas gentes, de muito mundo, de muitas idades.

E, sobretudo, sentir que, em tantos anos, tantas milhas de terra, tantos povos e tantas idades, a maior riqueza que a China porventura nos vem legando é a sua capacidade de reinventar, em cada dia, as sementes de um fascínio tão passado como o tenmpo e tão futuro como o horizonte.

Esta descoberta, que em imagens se traduz na presente exposição, foi sendo feita em nome de um outro prazer, o da língua portuguesa. Foi o roteiro do Português na China, onde o fascínio pela língua de Camões e de Machado de Assis é cada vez mais surpreendente, ensinada em quatro dezenas de universidades, que ditou esta viagem sempre inacabada.

Uma língua com oito séculos num império com muitos mais. As imagens que hoje se partilham são parte do resultado dessa viagem que conta já quase meia centena de lugares e traduzem o fascínio experimentado em cada montanha, em cada rua, em cada templo, em cada rosto cansado da idade.

Carlos André

 

CARLOS ANDRÉ  Professor universitário (Instituto Politécnico de Macau e Universidade de Coimbra), tradutor, ensaísta e poeta, fez do Oriente a sua morada desde 2013. Percorreu a China de Sul a Norte e de Este a Oeste, ao serviço da língua portuguesa. Publicou 23 livros, dois dos quais de poesia (Teias, 2001, e O Prisma de Newton, 2015).

Entrada livre

Horário: de terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h; encerra à segunda-feira.

Organização: Município de Ourém

Está em... Início Arrow GALERIA MUNICIPAL